Entrevista

Entrevista com Epik High

18/03/2009 2009-03-18 12:00:00 KoME Autor: Time do KoME Tradução: Pan

Entrevista com Epik High

Entrevista com Epik High antes do lançamento de seu próximo álbum.


© Epik High
Epik High é um dos maiores grupos da cena musical coreana. Depois do lançamento de seu último álbum Pieces, Part One e de ganhar o prêmio de melhor álbum do ano no 17th Seoul Music Awards, o grupo não tirou férias e esteve preparando seu 7º álbum, planejado para ser lançado esse mês.

O KoME teve a oportunidade de entrevistar o trio de hip-hop e descobrir alguns pequenos detalhes sobre seu próximo lançamento, bem como seus pensamentos e objetivos.

Obrigado por terem doado seu tempo para responderem as nossas perguntas! Vocês poderiam se apresentar brevemente para os nossos leitores?

Epik High: Muito prazer em conhecê-los (da próxima vez esperamos que seja pessoalmente)! Nós somos Tablo, DJ Tukutz e Mithra Jin do Epik High.

Como vocês se conheceram? Há alguma história engraçada que vocês queiram compartilhar?

Epik High: Aconteceu na verdade em um encontro por acaso em uma loja vietnamita que vendia noodle (na Coréia). Nós acabamos nos sentando juntos e discutindo hip-hop, música em geral, moda, política, o estado do mundo, teorias da conspiração, etc. em meio a algumas tigelas de pho apimentado. A conversa foi boa e nós nos tornamos amigos instantaneamente. No entanto, nunca imaginaríamos que um dia faríamos música juntos. Foi depois de quase um ano saindo que percebemos que dividíamos uma visão comum e que talvez pudéssemos mudar o mundo juntos, através da música.

Qual música do Epik High vocês acham que descreve melhor a sua música e que vocês recomendariam para alguém que nunca ouviu sua música antes?

Epik High: Eu acho que existem duas músicas. Fan do nosso quarto álbum e Map the Soul do nosso próximo álbum. Ouvindo essas duas músicas você terá uma boa idéia de como o som do Epik High é diversificado. Em termos de letra, eu recomendo Lesson One.

Suas músicas são muitas vezes líricas, surpreendentes e engraçadas. O que inspira vocês a escreverem as músicas? Qual o seu método de trabalho quando criam um álbum? Existem papéis definidos para cada membro ou vocês discutem os aspectos do álbum entre si?

Epik High: Nós nos inspiramos em tudo: músicas, filmes, livros, pessoas, conversas, natureza...Nós acreditamos na abertura de todos os sentidos, incluindo o sexto, de forma a entender tudo que existe. Não ter preconceitos é o mais importante. A inspiração vem não apenas de coisas bonitas, mas de coisas feias e decrépitas também. Todo nosso processo criativo é detalhado no nosso próximo livro/álbum.

Vocês têm feito bastante mistério sobre o seu próximo álbum. Vocês poderiam nos dizer o que esperar dele? As letras, o estilo ou qualquer outra novidade que nunca tenhamos ouvido em um álbum do Epik High? Nós também podemos ouvir o Tablo mencionando um livro bilíngue em seu último vídeo do youtube. Alguma chance de vocês revelarem algo sobre isso? E o que os fez incluir um livro em coreano e inglês? É porque suas letras incluem partes em inglês frequentemente, ou é para agradar os seus fãs não-coreanos?

Epik High: É um livro e um CD de música, criados como um único trabalho. O álbum é remanescente de nosso álbum de estréia; Nós estamos voltando ao tempo que nos reunimos pela primeira vez e fazíamos música puramente pela música. Artisticamente famintos. É um som bem hip-hop cru e honesto, letras pessoais que revelam vários aspectos de nossa alma. O livro é uma coleção de anotações e ensaios escritos por artistas, junto com fotografias (também dos próprios artistas) da época de gravação. É focado na 'alma' e no 'processo criativo'. Detalha como a música é criada, da inspiração à execução, além de falar sobre a forma como as pessoas podem nutrir e manter suas almas vivas. Nós acreditamos que o livro possa ser um guia de auto-ajuda para as pessoas que 'criam', não importa em que campo elas estejam.

Tanto o CD, quanto o livro são bilíngues. Algumas músicas são em coreano e outras são em inglês. Existem duas versões da faixa título, Map the Soul. Uma é em coreano e a outra é em inglês (com a participação do músico Kero One da área da baía de São Francisco, Califórnia). O livro também é em coreano e inglês, incluindo traduções para as letras. Isso é para agradar os muitos fãs não-coreanos de todo o mundo. Nós sempre apreciamos a sua existência e essa é uma forma de retribuirmos. Colocar tudo isso junto foi bastante meticuloso. Mas nós acreditamos que os nossos fãs devem receber um pouco mais do que eles pagaram.

Um detalhe importante. O álbum/livro estarão disponíveis apenas pelo www.mapthesoul.com. Não será vendido em mais nenhum lugar. O motivo para isso é que as rotas de distribuição tradicionais, já que eles requerem muito envolvimento de terceiros, forçam o preço a ser duplicado, no mínimo. Vendendo nós mesmos é um enorme risco para os negócios, mas nós acreditamos que devemos fazer o nosso trabalho ser acessível para os nossos fãs. Depois de nos preocuparmos com isso por meses, nós decidimos tirar toda a participação de terceiros e vendê-lo nós mesmos. Podemos sofrer com os negócios, mas é um risco que estamos dispostos a tomar para ajudar os nossos fãs. Nos ajudem a espalhar a notícia.

Mapthesoul abriu uma conta no YouTube, no Twitter, etc e todos são portais para o mundo e agora muitas pessoas de todos os lugares se sentem mais próximas de vocês. Vocês têm consciência da quantidade de fãs fora da Ásia? O que vocês acham da música coreana estar se tornando mais e mais popular nos países ocidentais em geral e vocês têm planos de lançar um álbum internacional ou fazer um show fora da Ásia?

Epik High: Nós temos total consciência e somos muito gratos. Nós estamos planejando uma turnê mundial. Nós vamos atualizar as coisas pelo www.mapthesoul.com.

Vocês colaboraram com vários artistas famosos como Rain, Loveholic, Nell e Clazziquai. Como vocês acabaram trabalhando com eles? Vocês sugeriram a eles ou eles procuraram vocês?

Epik High: Eles nos procuraram e nós ficamos felizes em trabalhar com eles. Somos todos bons amigos!

Se vocês tivessem a oportunidade de trabalhar com algum artista americano ou europeu, quem seria?

Epik High: Black Eyed Peas, Daft Punk e Kanye West.

Tablo: Em 2008 você fez parte do projeto AnyBand junto com Xiah Junsu, Jin Bora e BoA e vocês conseguiram muito sucesso com isso. Os fãs têm esperanças que a AnyBand se reúna. Como foi trabalhar com eles e você gostaria de fazer parte disso de novo?

Tablo: Foi divertido! Nós adoraríamos isso.

Em algumas de suas letras vocês falam sobre problemas sociais. Para o projeto da AnyBand vocês tiveram a oportunidade de visitar o Brasil. Quais foram as suas impressões sobre os problemas sociais do país e qual foi a razão para o Rio de Janeiro ter sido escolhido para as filmagens?

Epik High: Primeiro de tudo, o Rio de Janeiro é um lugar lindo. É doloroso saber que algumas pessoas sofrem mesmo em um ambiente tão maravilhoso. Nós estamos preocupados com o bem-estar social das pessoas de todo o planeta. Nós somos todos um povo e partilhamos um sofrimento comum que deve ser curado. Esperamos que nossa música possa ajudar.

Tukutz: Você trabalhou em raves e festas na Coréia, Japão e Estados Unidos. Quais são as principais diferenças entre o público dos três países?

Tukutz: Uma coisa certa é que quando a música começa, todas as pessoas são iguais. Com o mundo em uma crise financeira e social tão grande, todos querem sorrir e ter bons momentos. Meu papel é fazer isso acontecer.

Tablo e Tukutz moraram nos Estados Unidos por um tempo. Isso teve alguma influência no trabalho da banda?

Epik High: Ajuda pois nós somos um grupo de hip-hop. Estamos em contato com o inerente apelo internacional que o hip-hop tem.

Mithra: O que você gosta de fazer entre as atividades do Epik High? Você se prepara para o próximo projeto do Epik High, ou você tira um tempo para fazer outra coisa?

Mithra: Normalmente eu viajo para re-energizar.

Tablo: O seu best-seller Pieces of You foi originalmente escrito em inglês. Na Coréia o livro foi um grande sucesso e a versão em inglês foi lançada em edição limitada. Você sabe algo sobre a aceitação do público ocidental?

Tablo: Eu não me preocupo muito sobre como meu trabalho é recebido. Eu faço o meu melhor, lanço e depois parto para o próximo projeto.

Suas músicas e videoclipes algumas vezes são banidos na Coréia, recentemente o mesmo aconteceu com TVXQ, Rain e Seungri do Big Bang. O que vocês acham sobre essa proibição política? Vocês acham que é legítimo ou as coisas foram longe demais?

Epik High: Nós achamos que é besteira. O nosso material já foi banido tantas vezes que não é nada novo para nós, no entanto. Boa arte aparece não importa como. Para o inferno com as censuras!

Há alguns anos nós podemos notar uma grande mudança na indústria musical coreana e em todo o mundo também por causa da transição da música para a era digital. Especialmente na Coreia nós podemos notar uma grande queda nas vendas de CDs. Como vocês veem isso como artistas major? Vocês acham que a Internet é um novo mercado para vender música ou que os consumidores deveriam continuar com os Cds?

Epik High: Vender CDs online é importante. Não existem mais muitas lojas de CDs na Coreia. Esse foi outro motivo para nós criarmos o www.mapthesoul.com. A música digital é ótima, mas o fato de você não poder segurá-la nas suas mãos a torna menos pessoal, vocês não acham?

Nós podemos ouvir vários gêneros musicais quando escutamos suas músicas. Quem são seus artistas preferidos?

Epik High: Nas, Radiohead, Astrud Gilberto, Black Eyed Peas, Daft Punk, Kanye West, Coldplay, Marvin Gaye, muitos!

Se vocês pudessem se apresentar em qualquer lugar do mundo, onde vocês gostariam de ir?

Epik High: África.

Como vocês veem o Epik High daqui a dez anos?

Epik High: Ainda juntos, pra sempre amigos.

Uma pergunta engraçada: Qual a melhor/pior qualidade do membro da banda sentado a sua esquerda?

Epik High:

Tablo -> Tukutz: A melhor qualidade do Kutz é sua perspicácia. Sua pior qualidade é sua perspicácia.
Tukutz -> Mithra: A melhor qualidade de Mithra é que ele é calmo. Sua pior qualidade é que ele dorme demais.
Mithra -> Tablo: A melhor qualidade de Tablo é que ele é louco. Sua pior qualidade é que ele tenta se esconder às vezes.

Essa entrevista será traduzida e depois publicada em todas as versões do KoME que incluem alguns países europeus, além do Brasil e dos Estados Unidos. Alguma reação? O que vocês acham do trabalho do KoME?

Epik High: Nós apreciamos a atenção que vocês dão a nossa cultura. E o papel que vocês desempenham em tornar o mundo um só. Continuem com o bom trabalho!

Vocês têm algumas últimas palavras para os nossos leitores?

Epik High: Nos encontre agora em www.mapthesoul.com.

O KoME gostaria de agradecer ao Epik High por tornar essa entrevista possível.
ANúNCIO

Artistas relacionados

Lançamentos relacionados

Álbum CD 2009-03-27 2009-03-27
Epik High

Epik High - Map The Soul

Live Report do show do Epik High em Kobe, Japão © Map The Soul

Cobertura

Live Report do show do Epik High em Kobe, Japão

Live Report do show do Epik High para turnê MAP THE SOUL WORLD TOUR 2009, dia 26 de abril no Wynterland em Kobe, Japão

Epik High - MAP THE SOUL WORLD TOUR (em Seul) © Map The Soul

Cobertura

Epik High - MAP THE SOUL WORLD TOUR (em Seul)

Antes de se aventurar nos Estados Unidos, a MAP THE SOUL WORLD TOUR de Epik High passou por Seul apresentando uma performance íntima e energética

Festa do Epik High em São Francisco © KoME

Notícias

Festa do Epik High em São Francisco

Festa do Epik High em São Francisco

Encontro com fãs de Epik High em São Francisco adiado © KoME

Notícias

Encontro com fãs de Epik High em São Francisco adiado

Encontro com fãs de Epik High em São Francisco adiado

Epik High: Ingressos esgotados e encontros com fãs © Epik High

Notícias

Epik High: Ingressos esgotados e encontros com fãs

Epik High fará sessões de autógrafos nos Estados Unidos

Muda local de show do Epik High em Nova Iorque © KoME

Notícias

Muda local de show do Epik High em Nova Iorque

Local de show do Epik High muda para receber fãs de todas as idades

Ingressos para o show de Seattle do Epik High esgotados © KoME

Notícias

Ingressos para o show de Seattle do Epik High esgotados

Show de Seattle da turnê MAP THE SOUL WORLD TOUR 2009 do Epik High tem seus ingressos esgotados.

Projeto mande sua mensagem para o Epik High © KoME

Especial

Projeto mande sua mensagem para o Epik High

Agora é a vez dos fãs mandarem uma mensagem para o Epik High e para o MYK.

Enquete: Epik High na Europa! © KoME

Especial

Enquete: Epik High na Europa!

Se você mora na Europa e quiser assistir um show do Epik High, por favor separe um tempo para responder essa enquete.

Entrevista com Epik High © Epik High

Entrevista

Entrevista com Epik High

Entrevista com Epik High antes do lançamento de seu próximo álbum.

ANúNCIO