Especial

História do Super Junior

18/07/2009 2009-07-18 01:00:00 KoME Autor: Equipe do KoME Brasil

História do Super Junior

Conheça um pouco mais da história sobre a maior boyband do mundo.


© Avex Entertainment Inc.
No dia 06 de novembro de 2005 estreava no SBS Inkigayo a, literalmente, maior boyband do mundo, composta por 12 membros, chamada Super Junior 05.

A banda foi criada pela SM Entertainment, que é uma das empresas mais bem sucedidas da indústria musical coreana.

A SM Entertainment foi criada no dia 14 de Fevereiro de 1995 pelo sul-coreano Lee Soo Man, que fez uma pesquisa para saber o que os adolescentes da época gostariam de ver em um grupo. Conforme os resultados, foram criadas as bandas H.O.T. e S.E.S. Todas as duas alcançaram um alto nível de sucesso na Coréia e outras bandas como Shinhwa e Fly to the Sky foram criadas.

Nos anos 2000, com o crescente sucesso da cantora BoA e da banda criada em 2003 Dong Bang Shin Ki, cresciam os rumores de que Lee Soo Man montaria uma nova banda de garotos. Os rumores se tornaram verdadeiros quando foi anunciada a criação de uma boyband de 12 membros no início de 2005.

Os membros foram cuidadosamente selecionados, sua maioria já possuindo experiência anterior no mundo do entretenimento, sendo formada assim a maior boyband do mundo.

A primeira formação da banda era: Heechul, Leeteuk, Hangeng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kibum.

O nome inicial da banda seria O.V.E.R., que significa Obey the Voice for Each Rhythm (obedeça a voz de cada ritmo) e a banda estava sendo promovida para ser "O portal para o estrelato na Ásia".

Pouco depois, o nome da banda mudou para Junior, devido a pouca idade dos membros na época e conta-se que em um picnic que reunia vários trainees da SM Entertainment, os produtores, vendo os talentos de cada um dos membros da futura banda, disse que eles eram "super", por isso o nome da banda se transformou em Super Junior.

De inicio, Super Junior 05 foi montada com o intuito de ser uma banda de rotação no estilo do grupo japonês Morning Musume., onde os membros antigos seriam trocados todos os anos, mudando sempre a formação da banda.

Por isso, o nome inicial do grupo era Super Junior 05, indicando o ano de 2005, e no ano seguinte alguns membros seriam substituídos, formando uma nova geração chamada Super Junior 06.

Porém, a SM Entertainment desistiu da idéia e adicionou um novo membro, Kyuhyun, no dia 23 de maio de 2006, mudando o nome da banda para somente Super Junior e abandonando a idéia de rotação, para a felicidade dos fãs, que já haviam se apegado aos membros.

A primeira apresentação não-oficial da banda aconteceu no dia 11 de setembro de 2005 no canal de televisão Mnet, dançando músicas do estilo hip-hop, incluindo Take it to The Floor, do B2K, e uma apresentação de Donghae, Eunhyuk e Hangeng dançando Caught Up, de Usher.

No entanto, essas apresentações só foram ao ar no dia 16 de maio de 2006 no documentário de 25 episódios, Super Junior Show.

TWINS (Knock Out)

No dia 06 de novembro de 2005, Super Junior 05 se apresentou oficialmente pela primeira vez no SBS Inkigayo, com a música TWINS (Knock Out) e no dia 8 de novembro de 2005, lançou seu primeiro single digital também intitulado TWINS (Knock Out), com as músicas Chageunchageun (Way For Love), TWINS (Knock Out), You Are The One, Over, L.O.V.E. e a versão instrumental de TWINS (Knock out).

A música título é um cover da música Knockout do single de 2003 da banda britânica Triple Eight. A versão original é uma música pop com influências de hip-hop, que foram mantidas na versão do Super Junior, no entanto o último incorporou rap e um baixo mais pesado, dando um toque mais rock à música.

L.O.V.E. é um cover da banda Cape. Over é a típica música de K-Pop, Way For Love é do estilo pop chiclete e You Are The One é a primeira balada R&B da banda.

SuperJunior05

No dia 05 de dezembro de 2005, Super Junior 05 lançou seu primeiro álbum oficial, SuperJunior05, vendendo 28.536 cópias só no primeiro mês e um total aproximado de 94.000 cópias. O álbum chegou ao 1º lugar do ranking semanal Hanteo e ao 3º lugar do ranking mensal MIAK K-pop.

A primeira música do álbum, Miracle, foi lançada como single no dia 12 de fevereiro de 2006 e chegou ao primeiro lugar do ranking Airplay por 3 semanas consecutivas. No dia 21 de março de 2006, o single foi lançado na Tailândia e chegou ao primeiro lugar dos rankings tailandeses também, se tornando o maior sucesso do Super Junior até então.
A primeira apresentação de Miracle foi no dia 6 de fevereiro de 2006, no SBS Inkigayo.

Além de Miracle, o álbum SuperJunior05 vinha com todas as músicas do single digital Twins (Knock Out), mais as músicas Rock this House, So I, Keep in Touch e Believe. As duas últimas são cover da banda pop japonesa EXILE, sendo que Keep in Touch se chama Kizuna.
Eles também se apresentaram com a música You are the one, Chageunchageun (Way for love) e So I.

Super Junior se apresentou com Twins (Knock Out) pela última vez no YTN Star One Fine Day do dia 9 de março de 2006 e com Miracle no M.net M!Countdown in Japan do dia 9 de agosto de 2007.

Show Me Your Love

Em uma grande jogada de marketing da SM Entertainment, no dia 15 de dezembro de 2005, Super Junior 05 lançou um single junto com a já popular boyband Dong Bang Shin Ki, vendendo 50.000 cópias em dezembro e se tornando o single mais vendido daquele mês. O single chegou ao 1º lugar do ranking MIAK K-pop.

A parte rap da música Show Me Your Love foi escrita por Heechul, Shindong e Eunhyuk.

Super Junior e Dong Bang Shin Ki se apresentaram juntos pela primeira cantando Show Me Your Love no SBS Inkigayo do dia 18 de dezembro de 2005 e pela última vez no KM Winter House de 26 de Janeiro de 2006.

Além da música em conjunto, o single ainda vem com a balada I Wanna Hold You cantada pelo Dong Bang Shin Ki, com a música Oneulmaneun (I'm Your Man) cantada pelo Super Junior e com o instrumental de Show me Your Love.

U

No dia 06 de junho de 2006, Super Junior lançou o single U, que se tornou o single mais vendido da banda, somando um total de 91.416 cópias vendidas.

A música U ficou disponível para download no dia 25 de maio de 2006 no site oficial da banda e houve mais de 400.000 downloads em cinco horas, tirando o site do ar. No total, a música foi baixada 1.7 milhões de vezes.

A parte rap da música foi escrita pelo membro Eunhyuk.
U ganhou o prêmio Mutizen Song of the Week do Inkigayo por três semanas consecutivas e o primeiro lugar do M.net M!Countdown por duas semanas consecutivas.

Além disso, graças ao single, Super Junior ganhou o prêmio de melhor grupo estreante no M.Net/KM Music Festival no dia 25 de novembro de 2006.

O álbum chegou a primeira posição dos rankings: Korea, Jukeon, Dosiral, Ohdio, Melon, Popular Songs Take 7 e M!Countdown.

A primeira apresentação de U foi no Icons I-Concert do dia 27 de maio de 2006 e a última no BS Korea Sparkling de 28 de setembro de 2007.

Eles também se apresentaram com a música Endless Moment.
Uma versão Taiwanesa do single U foi lançada no dia 15 de junho de 2007, no formato EP+DVD, com uma versão em mandarim da música U.

SM Town

A SM Town é a reunião de todos os artistas da gravadora SM Entertainment, para a gravação de compilações de verão e inverno.

O primeiro CD lançado foi o Christmas in SMTOWN, em 15 de dezembro de 1999, que foi um grande sucesso e desde então, lançamentos regulares são lançados.

O Super Junior participou de quatro álbuns da SM Town até agora, com seus membros cantando na música em conjunto com todos os artistas e o grupo contribuindo com uma faixa.

O primeiro lançamento que a banda participou foi o '06 SUMMER SMTOWN, lançado no dia 20 de junho de 2006, onde eles cantaram a terceira faixa do álbum Dancing Out, além de participar da faixa em conjunto com os outros artistas da SM Entertainemnt, Taeyangeun Gadeughi (Red Sun).

A segunda participação foi no 2006 WINTER SMTOWN - Snow Dream, lançado no dia 12 de dezembro de 2006, onde eles participaram da música Snow Dream e cantaram a terceira faixa do álbum, Tic!Toc! O álbum também contou com a participação do sub-grupo Super Junior-K.R.Y. na quinta faixa, Geugotppoonieyo (Just You).

A terceira participação foi no 2007 SUMMER SMTOWN - FRAGILE, lançado no dia 5 de julho de 2007, sendo um álbum onde antigas músicas de vários artistas da SM Entertainment foram refeitas. Além de Yeohaengeul Ddeonayo (Let's go on a trip), Super Junior cantou uma nova versão mais pop da música Haengbok, da boyband H.O.T.

O quarto e último álbum da SM Town até então é o 2007 WINTER SMTOWN - Only Love, lançado no dia 07 de dezembro de 2007. Super Junior participa de Sarang Hanajyo (Only Love) e canta a música Chotnuni (First Snow).

U/TWINS

No dia 09 de julho de 2008, Super Junior lançou o single digital U/Twins, especialmente para seu primeiro encontro com fãs no Nippon Budokan, em Tóquio, no Japão, comemorando a abertura de seu site japonês oficial, que entrou no ar no dia 01 de abril de 2008. O single chegou ao 4º lugar do ranking diário da Oricon e se tornou o primeiro single coreano a chegar ao top 10 do ranking semanal da Oricon, chegando ao 8º lugar e surpreendendo a todos, já que Super Junior não tem muitas atividades promocionais no Japão.

Uma versão em japonês da música U pode ser encontrada como música bônus na versão limitada do single, que foi distribuído gratuitamente no encontro com fãs.

Don't Don

O segundo álbum da banda, Don't Don, estava programado para ser lançado em novembro de 2006, porém, uma série de infortúnios marcou os anos de 2006 e 2007 para o Super Junior.

No dia 10 de agosto de 2006, o membro Heechul sofreu um acidente de carro quando voltava de Mokpo para Seul, onde ele havia ido para o funeral do pai do colega de banda Donghae. Houve uma falha nos pneus quando o carro tentou trocar de pista. Heechul sofreu severas lesões, fraturando a perna esquerda em cinco lugares, incluindo seu fêmur, joelho e tornozelo, sendo obrigado a fazer uma cirurgia de 8 horas. Ele sofreu outras lesões menores, como um corte em sua língua, que precisou de pontos.

Heechul foi aconselhado a parar suas atividades por 12 semanas e só foi liberado do hospital no dia 13 de setembro de 2006. Ele retornou ao hospital no dia 10 de outubro para uma segunda cirurgia para remoção de algumas das barras de ferro de sua perna.

Ele só voltou a se apresentar com o sub-grupo Super Junior-T em fevereiro de 2007, e com o Super Junior no final de abril do mesmo ano.

No dia 19 de abril de 2007, às 12h20 (Horário da Coréia), Kyuhyun, Leeteuk, Shindong, Eunhyuk e dois produtores da banda foram vítimas de um acidente de carro no qual o motorista perdeu o controle do veículo que tombou para o lado direito, colidindo com a calçada.

Shindong e Eunhyuk sofreram pequenas lesões, apenas alguns cortes, arranhões e contusões e foram liberados do hospital no dia 23 de abril de 2007.

Leeteuk sofreu severos arranhões em seu rosto e precisou de uma cirurgia para remover pedaços de vidro de suas costas, recebendo um total de 170 pontos. Ele foi liberado do hospital no dia 30 de abril de 2007.

Kyuhyun, que estava sentado atrás do banco do motorista quando ocorreu o acidente, foi quem ficou mais gravemente ferido, tendo seu quadril fraturado, pneumotórax, uma costela quebrada e profundos arranhões e contusões. Ele só foi liberado do hospital mais de 2 meses depois, no dia 5 de julho de 2007.

Com todos esses infortúnios, o segundo álbum da banda Super Junior, Don't Don, só foi lançado no dia 20 de setembro de 2007, mostrando um lado bem mais maduro da banda em relação ao seu primeiro álbum, SuperJunior05, focando em diferentes tipos de melodias pop, R&B moderno e retro dance pop.

O álbum vendeu 60.000 cópias na primeira semana de lançamento, e um total de 164.058 cópias até o final de 2007, se tornando o segundo álbum mais vendido do ano, perdendo somente para The Sentimental Chord da banda SG Wannabe.

No dia 05 de novembro de 2007 foi lançada uma nova versão do álbum, com três faixas novas e uma faixa remix, e no dia 09 de novembro do mesmo ano uma terceira versão foi lançada, com uma faixa remix e um DVD. No dia 27 de novembro de 2007 foi lançada uma versão digital do álbum.

O primeiro single do álbum foi Don Don! (Don't Don) , sendo uma música de rock/R&B, apresentada pela primeira vez no KBS Music Bank do dia 21 de setembro de 2007. O single chegou ao primeiro lugar dos rankings Korea, M.NET M!Countdown, Jukeon, Melon e Popular Songs Take 7. Chegou ao segundo lugar do ranking Dosirak e ao quarto do ranking Ohdio.

Don Don (Don't Don) conta com a participação do membro do Super Junior M, Henry, tocando violino em uma parte da música, o que gerou uma série de protestos por parte de seu fã-clube, E.L.F., que se opunha à entrada de Henry na banda Super Junior.

Super Junior se apresentou pela última vez com Don't Don no Dream Concert 2008 do dia 07 de junho de 2008.

O segundo single do álbum foi a balada Marry U, que não encontrou tanto sucesso quanto Don Don! (Don't Don). O primeiro mini-show do Super Junior teve como tema o single de Marry U, sendo realizado em dois turnos, de tarde e à noite, no Seoul Shindolim Technomar, no dia 15 de novembro de 2007, no qual cada um dos membros escolhia uma fã para dar um anel, como se as estivessem pedindo em casamento.

Marry U chegou ao primeiro lugar dos rankings Korea, Ohdio e Melon, ao segundo lugar dos rankings M.Net M!Countdown e Popular Songs Take 7, ao quinto lugar do ranking Jukeon e ao 10º lugar do ranking Dosirak.

No CD repackaged de Don't Don, uma nova versão de Marry U foi lançada, na qual Hangeng canta o solo original de Heechul e Shindong canta a segunda parte do rap do segundo solo de Eunhyuk. Heechul passa então a cantar a segunda parte do rap do primeiro solo de Eunhyuk.

Super Junior se apresentou pela primeira vez com Marry U no The Asia-Pacific Supermodel Contest 2007 do dia 02 de novembro de 2007, e pela última vez no Taiwan-Korea Music in Harmony do dia 05 de janeiro de 2008.

Em algumas apresentações, outros membros cantavam o solo do final, que na versão do álbum é cantada por Ryeowook.

Foi lançada no dia 26 de novembro de 2008 uma versão japonesa do single de Marry U, em duas versões. Uma com um CD e DVD e a outra com CD e photobook. O single chegou ao 9º lugar do ranking diário da Oricon.

Eunhyuk escreveu as letras da maioria dos raps do álbum Don't Don e a música I Am foi escrita por Leeteuk, Sungmin, Eunhyuk e Donghae.

O álbum chegou ao primeiro lugar do ranking de vendas da Hanteo e no MIAK K-pop na Coréia, ao primeiro lugar do ranking Five Music J-pop/K-pop e G-Music J-pop e ao terceiro lugar do ranking G-Music Combo em Taiwan, e ao primeiro lugar dos rankings Amazon Music e Ebijing Music na China.

Além da Coréia do Sul, o álbum também foi lançado na Tailândia, Taiwan, Hong Kong, China e Japão.

Trilha Sonora

No dia 11 de Abril de 2007, foi lançada a trilha sonora do drama da MBC H.I.T., também conhecido como Homicide Investigation Team (Time de Investigação de Homicídios), no qual o Super Junior canta a música de abertura, Success, a música de encerramento, H.I.T., e a faixa Big Style. Foi a primeira vez que o grupo participou de uma trilha sonora.

SORRY, SORRY

No dia 09 de Março de 2009, a música SORRY, SORRY foi lançada digitalmente mostrando um lado bem diferente do Super Junior, sendo uma faixa dançante, com influência de música eletrônica e vozes digitalizadas.

Nick Bass, que já foi coreógrafo de estrelas internacionais como Usher e Justin Timberlake, ficou responsável pela coreografia da música.

Em 12 de março de 2009 finalmente é lançado o 3º álbum da banda, SORRY, SORRY, depois de 1 ano e 8 meses de espera desde o lançamento de Don't Don.

SORRY, SORRY mostra um lado mais maduro do Super Junior, sendo o primeiro álbum da banda a estrear em primeiro lugar do Hanteo Chart vendendo 150.000 cópias na pré-encomenda e 29.000 cópias no dia do lançamento.

O estilo das músicas é bem diferente dos outros álbuns da banda, com a maioria seguindo o estilo R&B, com menos rap e pop e mostrando ainda mais o talento vocal dos membros.

A música Ibyeol... Neon Swipni (Heartquake) conta com a participação de U-Know Yunho e Micky Yoochun, do Dong Bang Shin Ki, e a música CLUB No.1 com a participação da atriz Lee Yeon Hee.

O álbum contém 12 faixas e foi lançado em duas versões (A & B), com a mesma lista de faixas, porém com capas e encartes diferentes.

A primeira apresentação de retorno da banda foi no KBS Music Bank do dia 13 de março de 2009, em seguida no MBC Music Core e no SBS Inkigayo, onde eles apresentaram as músicas SORRY, SORRY e Niga Joheun Iyu (Why I like you).

As promoções do álbum continuarão e a banda promete que 2009 será o ano do Super Junior.

Desde sua estréia em 2005, Super Junior tem provado que seus membros possuem talentos vocais e na dança suficientes para fazerem da banda uma das maiores da Coréia em todos os sentidos, e os seus fãs não param de aumentar, prestigiando sempre o trabalho da banda e de seus sub-grupos.

Só podemos aguardar ansiosamente o que essa banda de 13 membros com vários talentos, diferentes personalidades e incontestável carisma ainda tem para nos mostrar.
ANúNCIO

Artistas relacionados

Super Junior - Super Artigo

Super Junior-M Comeback: Super Girl! © Avex Entertainment Inc.

Notícias

Super Junior-M Comeback: Super Girl!

Super Junior-M Comeback: Super Girl!

Super Junior - Filme © Avex Entertainment Inc.

Especial

Super Junior - Filme

Saiba detalhes sobre o filme estrelado pelo Super Junior, Attack on the Pin-Up Boys

Super Junior - Sub-grupos © Avex Entertainment Inc.

Especial

Super Junior - Sub-grupos

Biografia e Discografia dos quatro sub-grupos da banda Super Junior: Super Junior-K.R.Y., Super Junior-T, Super Junior-M e Super Junior-Happy

Super Junior - Membros © Avex Entertainment Inc.

Especial

Super Junior - Membros

Uma pequena biografia dos membros da banda Super Junior e Super Junior-M

História do Super Junior © Avex Entertainment Inc.

Especial

História do Super Junior

Conheça um pouco mais da história sobre a maior boyband do mundo.

ANúNCIO